quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Ato do Lins


Hanry Silva Gomes de Siqueira,  estudante, 16 anos: mais uma vitima da política de extermínio do estado do Rio de Janeiro

 

No dia 21 de novembro de 2002, Márcia de Oliveira Silva Jacintho falou pela última vez com o seu filho, Hanry Silva Gomes de Siqueira. Hanry tinha 16, cursava o primeiro ano do ensino médio sem nunca ter repetido uma série e morava com a sua família no morro do Gambá – Lins de Vasconcelos, zona norte do Rio.

Apesar da dor e do desespero de perder um filho assassinado pelos agente s que deveriam proteger a população, Márcia Jacintho começou a luta para descobrir a autoria do crime e conseguiu através de suas buscas numa grande investigação, levar me frente o inquérito policial sobre o caso. Policiais foram pronunciados pelo Ministério Público, em grande parte grande parte graças aos esforços individuais desta mãe que se transformou em militante, investigadora e advogada prática a partir do brutal assassinato do  filho.  Apesar do medo gerado por ameaças constantes feitas por policiais a moradores de favelas e comunidades de periferia, diferentes testemunhas do crime depuseram oficialmente, disponibilizado assim informações fundamentais para que dois dos policiais envolvidos fossem indicados e condenados.

No dia 23 de novembro de 2009 , passados sete anos do assassinato de Hanry, os familiares da vítima, os moradores desta e de outras favelas da cidade do Rio de Janeiro e os moradores do asfalto que também se indignam com a violência que as polícias civil e militar praticam nesses territórios , se unirão no Lins em memória de Hanry e na luta para que nossos diretos humanos e civis sejam respeitados. Nos uniremos para dizer não a política do extermínio e genocídeo da juventude negra!

 

Dia 23/11 – 16h -  Concentração do Ato no Lins

Local: Rua Engenheiro Eufrásio Borges esquina com a rua Maria Luiza ruas principais da entrada da comunidade do Gambá.

17h às 18h – Caminhada em memória de Hanry Silva

18h – Exibição do filme “Entre muros e favelas” – na pracinha da Bica. 



Caso "Assassinato Lins Vasconcelos"


Márcia Jacinto, mãe de Hanry, 16 anos.

Em 21 de Janeiro de 2001, Hanry, 16 anos, foi executado por policiais com um tiro no coração. Hanry havia chegado recentemente do estado de Minas Gerais para visitar sua mãe, Márcia Jacinto. Testemunhas contaram aos familiares de Hanry que viram quando ele foi conduzido pelos policiais até à viatura e acrescentam ainda que a polícia simulou uma saída da favela, mas na verdade, retornou e se dirigiu ao seu cume, onde Hanry foi assassinado.

O Inquérito Policial foi instaurado imediatamente para apurar a morte de Hanry, contudo o Ministério Público só denunciou os policiais em Novembro de 2006. Em Setembro de 2007, os policiais foram pronunciados e aguardam pela data do julgamento.


quarta-feira, 11 de novembro de 2009

III Encontro de Cinema Negro


Programação

10 de novembro - Terça-feira

12h - Cine Odeon BR:

Uma Mãe como Eu - 15', ficção, Brasil, 2008. Direção: Luis Carlos Nascimento 
(Secretário geral do Cinema Nosso)
Um filme sobre mulheres que perderam seus filhos devido à brutalidade 
policial. As mães se unem na esperança e na luta pela justiça
.

Dia 11 de novembro - Quarta-feira

19h - Tenda na LAPA:

Uma Mãe como Eu - 15', ficção, Brasil, 2008. Direção: Luis Carlos Nascimento 

Dia 14 de novembro - sábado

14h - Cine Odeon BR:

Uma Mãe como Eu - 15', ficção, Brasil, 2008. Direção: Luis Carlos Nascimento 



sexta-feira, 6 de novembro de 2009

"Luto como mãe" em mostra competitiva em Portugal



O filme Luto como Mãe foi selecionado para a Terceira  Mostra de Cinema Internacional em Língua Portuguesa  que começa hoje dia 06 e vai até o dia 08 de novembro no teatro da Cerca de São Bernardo em Coimbra, Portugal.



Melhores informações sobre o festival:


http://www.mostralingua.org/2009/entrada/filmes/luto.htm